Voce certamente conhece o termo 'Rodas Mexerica'. Ja ouviu alguem das antigas falar, ja viu no Fuscao do seu vizinho, ou conhece as rodelas pelo gosto aos acessorios mais vintage. Mas voce conhece a inspiracao por tras do classico nacional?
As industrias Watanabe, ou Racing Service Watanabe, iniciou suas atividades no Japao pelos idos de 1968, produzindo desde entao as rodas de 8 raios que se tornaram classicas nas da Terra do Sol Nascente e ganharam o mundo.
Sua fabricacao sempre teve como proposito o uso nas pistas, e do fim da decada de 60 ate os dias de hoje as rodas seguem o mesmo padrao de fabricacao, inclusive com a linha feita de Magnesio, material que torna as redondas extremamente - mas extremamante mesmo - leves, o que faz o peso da massa nao suspensa do conjunto (soma do peso de rodas, pneus, disco e pincas de freio e todo o resto que nao ficam a cargo da suspensao) ficar baixissimo melhorando substancialmente o comportamento da suspensao em pisos irregulares, alem de facilitar e muito o trabalho de aceleracao e frenagem.
Mantendo o espirito Old School, voce nao vai encontrar as Watanabe em medidas maiores do que 17 polegadas, mas sempre com a possibilidade de talas generosas, como alguns pequenos monstros de 15x11 (!)
Pra mim, sao a escolha ideal para um projetinho racing em modelos de idade mais avancada, e olha so que maravilha, eu tenho um Fuscao 76 que, pretendo, vai transpirar o espirito racing pelas ruas de SP! Preferencialmente assim, como o lindo do Datsun ai acima: Rodas pequenas e leves e pneus 'bifudos' (termo que aprendi com o Barata do Jalopnik)
E é ai que entram as famosas Mexericas! Nao é de hoje que o mercado brasileiro tem que adaptar seus anseios a falta de disponibilidade de alguns produtos, e nas decadas de 60 - 70 as fabricantes nacionais se viravam para suprir a demanda por rodas para os 'besouroes' da epoca. Essas acima, pelo que li, seriam da Scorro. Algumas rodas eram feitas, inclusive, de magnesio. Era a epoca das rodas Gauchas, Cruz de Malta... Sempre ouvi dizer que foram proibidas na epoca pelo risco de incendio, mas parece que muitos jogos ainda continuam firme e forte por ai. E ca entre nos, se ate mesmo a EMPI tem uma inspiracao assim nos seus modelos de 8 raios, porque nao fazer por aqui tambem?
Em uma rapida pesquisa por sites de compras encontrei alguns modelos com talas de 6 e 7 polegadas, sempre em aro 14. Perfeito pra mim, mas se um dia houver a necessidade ou vontade de ser mais hardcore, andamos vendo por ai que o ceu e o limite quando se tem um torno e muita disposicao quando o assunto e alterar rodas
Pretendo que o meu Fusca tenha uma uniao do classico com o moderno, sem parecer saido do Overhaulin. Tendo incluso nisso rodas meio que JDM-Like com 40 anos pra mais de historia, e que tem importancia vital na historia do nosso Brasil brasileiro, vou achar ainda mais bacana. E meninada, da proxima vez que voces virem aquele Fusca caprichado no estilo de epoca, com as rodas mexerica reluzindo, nao menosprezem toda a historia por tras apenas por ser de uma epoca que nao vivenciamos. Daqui alguns anos, quem vai se lembrar das rodas cromadas aro 20 pelo nome?
Thiago Marinelli
RS Watanabe
Só meus sonhos de consumo JDM no post!
ResponderExcluirHey, manda umas pics do furca, faz um post sobre ele, as idéias do projeto e tudo mais!!!