16 de nov. de 2011

[Projeto] - SANTANA 89 Vintage German (intro)

E é assim que eu pretendo deixa-lo. Thiago fez essa obra de arte, nem trocamos muitas informações, mas ele meio que tirou um "print screen"  dos meus planos e transferiu para fora da mente. 

Tudo começou nessa mesma época, no ano passado, mais ou menos em  dezembro quando eu comprei esse carro, estava decidido que seria ele depois da venda do seu antecessor. Antes dele, passaram pela garagem um Escort Zetec 1.6 8v e já uns 6 anos atrás meu primeiro carro foi um Gol 1.9 turbo, não era bem um projeto pois eu era novo nisso tudo e nem sabia aonde eu queria chegar. Mas sobre esses carros eu conto em outros post.
Em sua primeira ida para a capital paulistana comigo, rumo a mais uma etapa da Classic em Interlagos 100km mais suaves que eu já fiz.

É um modelo 2.0 GLS 1989 até então passado a álcool. Minha vontade, além do projeto, era aliviar o pé com esse carro, mesmo porque os outros eu sempre tive uma condução mais pé em baixo (principalmente quando o assunto era curvas), no começo foi difícil principalmente quando seus amigos de comboio dirigem assim, mas o Santana não me passava tanta confiança dirigindo da mesma forma que os outros. Antes de começar o projeto que já era voltado pra um estilo mais germanlook, é minha vontade deixa-lo bom original, é aquilo que sempre falo: "Primeiro aprender a andar, pra depois aprender a correr, pular e voar"...mesmo que não é um projeto feito pra acelerar, virar lenda urbana ou dar pau em todo mundo. Não, não mesmo.

Segunda ou terceira viagem, na ida foi apitando correia e o negativo da bateria misteriosamente "solto", mas tudo resolvido ele rendeu muito bem  na volta e sem falar no conforto.

Alguns detalhes pra fazer na parte mecânica, tapeçaria e elétrica e eu sempre pé atrás pelo fato de ter sido passado a álcool. Nunca confiei em mecânicos muito menos nessas conversões em carros originais de época, mas beleza né?! Nem comecei a fazer os detalhes e em uma ida para Piracicaba (SP) acompanhando um Jetta com o pé em baixo e a polia da bomba d'agua não aguenta, fazendo eu e o meu amigo Nishikawa, passar a noite no posto  de gasolina na entrada de Pira, em um sábado, para voltar na banguela no dia seguinte, pois o carro fervia e a bateria não carregava...(Po*** o cara refez o motor e nem se deu o trabalho de trocar a bomba d'agua?)


Detalhes originais, lataria em ótimo estado e outras qualidades me fizeram não achar outros iguais e bem cuidados.


Tratei de comprar todas as peças e mais algumas coisas e agradecia por não ter queimado a junta. Resolvido o problema o carro voltou a andar. Depois disso troquei o tanque de combustível por um novo, arrumei um problema com os botões de vidros, bateria nova, troquei dois pneus,  refiz freios  e toda parte de coxins, rolamentos, buchas...menos amortecedores. "Pronto, está andando" assim pensei.

Por dentro o carro possui todos os detalhes, só estou sem um player, mas a idéia mais para frente é refazer todos os panos! 


Depois de um tempo, a abstinência por um carro com um tocada mais esportiva bateu, afinal curvas eram contornadas com toda confiança no Escort. Mas no Santana...tem quem diga que é bom, mas eu acredito que não nasceu pra isso. Desanimava aqui, animava ali, até que em um final de semana em um churrasco na casa de um amigo, me fartei de carne e de fazer social e sai com dois camaradas, um no meu carro e outro em uma parati. Paramos em uma cidade vizinha em uma praça, fomos até lá só pra dirigir, isso era a verdade. Nos fartamos de lá também e resolvemos voltar, liguei o carro, engatei primeira, sai normalmente e..."tec tec tec tec tec!"...

Junta queimou no 4º para o 3º cilindro : um mal nos motores AP, principalmente nos 2.0. 


Parecia estar atropelando tudo, no dia seguinte eu e meu parceiro Thiago (vulgo Thiago Solberg, com os porquinhos adesivando sua moto e tudo hehehe!) verificamos melhor, o carro em marcha lenta era lindo, normal...mas quando acelerávamos, dando carga no motor, ele parecia estar batendo tudo. Desmontamos o cárter para ver bielas, bronzinas, bomba de óleo (Po*** o cara refez o motor e nem se deu o trabalho de trocar a bomba de óleo (ainda original) ?) e tudo normal, fomos eliminando problemas e possibilidades até que um final de semana desmontamos o cabeçote e lá estava a junta queimada do 4º para o 3º cilindro, fazer o que né?! Se  isso não bastasse conclui que a "conversão" para álcool foi feita de maneira erronia, principalmente pelos pistões que o antigo dono jurava terem sido trocados, mas sem maldade, hoje meu camarada o antigo dono, se sentiu enganado na época...

Um pouco mais de perto para os ceguetas; Uma lasquinha de nada na junta e o motor parece ter moído tudo por dentro!


E isso não podia ter acontecido em "melhor" (sinta o tom irônico) hora, havia me desligado da antiga empresa, já passava uns meses desempregado quando fiz a loucura de aceitar um trabalho na parte administrativa de uma oficina, sendo que meu lugar sempre foi lá, fuçando e desmontando tudo. Não podia ficar ali, me demiti novamente. Mais alguns meses desempregado e nenhuma evolução, afinal, haviam contas para serem pagas e eu não tenho "papai e mamãe" para bancar minhas brincadeiras, o tempo fechou quanto aos reparos no carro...

Final de semana de folga, amigos reunidos e vamos as compras, uma passadinha na auto-peças e depois na loja de mal criação...quer dizer, preparação! 

Alguns meses mais tarde consegui o que seria o meu atual emprego, exatamente a 4 meses atrás, então quando sobrou uma grana mandei o cabeçote rumo a retifica, com a ajuda dos meus amigos Nishikawa e Weslley, as noticias vieram em uma viagem a trabalho mesmo: o cabeçote estava morto! Se não bastasse ter passado faz tempo a ultima medida, o próprio estava empenado,sem salvação. Voltei de viagem disposto a achar um novo cabeçote, mas esse motor pode ser "carne de vaca"como dizem, mas ainda é o mais preparado em nosso país, o que anda tornando a aquisição de peças como cabeçote, bloco e vira algo bem caro e quando não, raro!

Comando 264º vulgo 49G, original Das Auto, só pra fazer um up de leve no conjunto OEM e comprei pra ajudar um amigo hehehe! 


Quando eu penso que as coisas estão se estabilizando aparecem novas responsabilidades, contas, multas e impostos. Isso tudo, mais, o que é necessário pra sobreviver, não resta muito para um jovem sem muita experiencia, mesmo que em uma boa empresa. Logo o novo cabeçote foi encontrado, mas ainda não adquirido, o valor de R$700,00 é bom no meu ver, mas não é algo que eu tenha pra dar em algum mês ai e dividas com carro eu não faço mais! Sem falar no preço da montagem e algumas partes novas que devem ser compradas, como válvulas. Então o jeito é esperar.

NÃO É O MEU. Achei esse modelo (igual ao meu) em algum site, mas não me lembro. Está perfeito! A idéia inicial antes de jogar as BBS 15", seria começar com umas 14" que saíram em alguns modelos originais VW e uma leve rebaixada na suspensão. Já estaria rumo a satisfação!  

 Mas hoje, me sinto animado mesmo para concluir o projeto desse carro. Pensando principalmente que levei poucas coisas até o final na minha vida, essa é uma oportunidade que eu não quero mais deixar de lado. Vai ser como o projeto na primeira foto, talvez alguns detalhes diferentes, mas agora é meio tarde pra desistir e a vontade de ver ele no jeito ainda prevalece como prioridade!

Com o tempo vou postando idéias e o andamento do mesmo, não me cobrem atualizações, tá osso de grana, mas se surgir um parafuso novo nele, vocês vão ficar sabendo. Afinal, projeto sem fundos é assim, qualquer arruela é UP (tá, não vamos exagerar rsrs)

Abraços!

ps. Agradeço e vou agradecer sempre aos meus  amigos que sempre me ajudaram colocando a mão na massa comigo no carro Marcus, Júlio "Nishi", Weslley, Thiago "Solberg", Vitão e o Rogério! Vocês jamais serão esquecidos!

Felipe Massayuki





Um comentário:

  1. Po Felipao! Desse carro eu me lembrava da descricao desde os idos dos roles pelo centro no inicio de 2009! uuasuasuahs passo a passo chegaremos la, logo logo ta escrevendo a historia ai nas ruas! /\/!

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