16 de nov. de 2011
[Mundo Afora] - 311RS Project
Iniciativas visionarias, daquelas que estao um passo a frente do convencional, estao ai dentro esperando que voce as encontre. Aparentemente, pilotar um Lancer Evo cada vez mais rapido ajuda as coisas a fluir melhor.
Em 2008, o americano Ryan Gates e seu Evolution X entraram para o mundo do Time Attack. O carrao tinha apenas leve modificacoes se comparado com um mesmo modelo saido de fabrica, mas se mostrou perfeito no proposito de servir ao aprendizado de categoria, pista e mecanica do esporte para o piloto.
Duvidam? Com o aprendizado - e patrocinadores - adquiridos em 2008, Ryan sagrou-se campeao do REDLINE Time Attack Championship, o evento de maior porte da categoria nos Estados Unidos. De quebra, estabeleceu recordes em 8 circuitos da temporada, e venceu tambem o Super Lap Battle Championship, comparando seria como vencer o brasileiro de arrancada e levar de quebra o festival nacional no fim do ano, ou seja: O cara zerou a categoria!
Seu projeto para as pistas - chamado de Gates311 - fez de Ryan e seus parceiros na empreitada eximios conhecedores do Lancer Evolution X como plataforma, nas palavras de Ryan: 'O Evo X e um carro muito capaz. Mas e capaz de muito mais. Eu tive o prazer, e o stress, de desenvolver um Evo X desde original ate tornar-se um dos Evos mais rapidos do mundo. Ao longo desse processo, eu e meus socios aprendemos uma quantidade incrivel sobre a plataforma Evo X. Aprendemos o quanto o motor 4B11T stock pode suportar. Descobrimos o pacote de rodas e pneus ideal, o mais alto RPM que a transmissao OEM pode trabalhar, quanto o chassi e toleravel e todo o resto.'
Com todo esse conhecimento em maos, ele e seus parceiros gastaram ate agora, aproximadamente 3 anos no desenvolvimento do Projeto 311RS, com o objetivo de construir o Lancer de rua mais capaz que alguem pode botar as maos. Alem de tudo, ainda vira com garantia total de fabricacao!
Quem nunca ouviu a frase 'modifiquei meu carro com a intencao de deixar com uma cara de versao especial' ? O 311RS tem exatamente essa pegada, com o visual idealizado por Jon Sibal, e sera limitado a 11 unidades para venda. O carro usa as mesmas rodas escolhidas por Ryan para rasgar as pistas norte americanas atras de tempos cada vez mais baixos: Volk CE28N, aro 18 com tala de 10,5 (!) polegadas. O 'pacote ideal' se completa com os pneus Nitto NT05, um street spec uma categoria abaixo de Toyo R888, Advan A048 e afins quando falamos de ir pra pista, mas uma categoria acima no quesito 'usabilidade'. Isso torna o carro capaz de brincar em qualquer pista, mas nao torna o uso nas ruas tao critico com questoes como temperatura ideal restrita e desgaste nao tao acentuado.
Mais modificacoes foram feitas por toda parte: Para parar melhor, mantiveram as pincas Brembo, mas discos e pastilhas agora sao da Girodisc, assim como toda a linha de freio. A suspensao recebeu um kit da JRZ, ajustado pelos caras da Evasive Motorsports, especialistas na arte do Time Attack como voces podem ver aqui.
Para o 311RS caminhar melhor, a AMS tratou da leve preparacao no motor. Sao 353 HP disponiveis apos um extenso retrabalho de admissao, escape e intercooler, alem da reprogramacao de todo o sistema.
O carro, chamado de prototipo final, foi apresentado ao mundo recentemente e tudo indica que em breve as 11 unidades comecarao a ser entregues. Nao foram divulgados valores, e dependendo do preco poderao dizer que construir algo parecido voce mesmo sai ate mais em conta, e mais personalizado. Mas um carro com anos de pista condensados em sua concepcao e execucao definitivamente demonstra uma atitude que devemos valorizar, uma iniciativa de respeito e que abre o caminho para outros fazerem o mesmo, afinal nesses tempos de mercado em crise para as empresas do ramo se destacar positivamente com algo diferenciado assim pode ser um passo na direcao de se firmarem ainda mais. Seria como o Caca Daud acordar um belo dia e pensar 'Poxa to pilotando o Vectra a um tempo ai, aprendi pra caramba sobre o carro... tai, vou montar o Vectra de rua definitivo! E ainda vou dar garantia completa pra quem comprar!' Mesmo que so andasse em linha reta... usuhsauhasuhsasuha. Afinal ja dizia Enzo Ferrari, 'Race Improves The Breed', as corridas melhoram a especie!
Quem e curioso e interessado pela area de filmagem, fotografia e afins, como nos aqui do Built For Us, tem um motivo a mais para assistir o video produzido para apresentacao do projeto (que eu nao consegui incorporar no blogspot, pra variar) aqui: Vimeo
Evo 311RS Project - Via Jon Sibal
Thiago Marinelli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário