16 de dez. de 2011

[Projeto] Respect Your Elders.


A vida é cheia de peculiaridades, né? Quando eu era mais muleque e pensava no glorioso dia de ter meu primeiro carro, sempre tive a intenção de ter algo diferente. Voyage Sport, Corsa GSi, Gol GTi bola.. ate Monza Classic com pintura em dois tons me chamava atenção... o fato é que sempre tive a intenção de ter um carro mais incomum, e hoje repousa na garagem um Gol G3 4 portas prata... quantos desses voce ve nas ruas todos os dias? To com essa postagem entalada a algum tempo, sem grande coisa pra mostrar pra voces mas é o que tenho por enquanto!



Bom, nenhum dos meus carros são meus de verdade. Não comprei, não paguei por eles, não estão no meu nome. Quando meu pai partiu no meio desse ano, deixou por aqui seus brinquedos junto com a intenção de ve-los de volta a velha forma. Os das antigas digo, já que o Gol é coisa recente, tem por volta de um ano com a gente. De volta a velha forma se aplica mais ao Fusca 1300L 1976, em casa desde 1998, quando foi comprado pra substituir um 71 1500 vitimado em um acidente.


Durante uns bons seis anos, o Fuscão foi apenas um reluzente carro de rodizio e passeios de fim de semana, com todos os detalhes originais, frisos, aros do farol, para lamas... mas foi quando passou a ser carro de uso diario que as coisas ficaram dificeis pro besouro amarelo imperial. Anos de uso ininterruptos castigaram lataria e mecanica, o motor 1300 teve que ser encostado quando o cabeçote direito abraçou uma vela, e no seu lugar agora ronca o 1500 do Fusca que citei antes. Ate ai tudo bem, a saude do carrinho nunca esteve tão em dia. Mas o que pega mesmo é a parte de funilaria.


Por fora nota-se de longe os paralamas avariados por um onibus por volta de 2008...


...mas no interior a coisa se mostra mais seria, o pé da coluna do lado esquerdo foi praticamente separado do carro pela corrosão, aquilo branco que vocês conseguem ver na foto é uma cola que meu velho aplicou, mas sem a cola da pra ver o chão atraves da caixa de roda. Assoalho também já foi dessa pra melhor, mas é o de menos..

No fim das contas, o primeiro passo com o Fuscão é uma recuperação, pra depois pensar em algo mais serio. Com a parte mais seria da funilaria resolvida, minha preocupação imediata vai ser regularizar a situação dele, com documentos atrasados por causa do Controlar maldito, e investir em leves ups, minha intenção é trocar as rodas por um jogo das famosas 'Mexericas', talvez voltar a usar a tampa traseira do 1600S que ja ficou no carro por longos anos, instalar freio a disco na dianteira.. tirando a parte do freio, num primeiro momento a coisa vai ser mais cosmetica mesmo. O carro vai tar sempre em casa, isso não há duvidas, então é um projetinho eterno que pode ter quantas etapas for necessario. Apesar da vontade, num primeiro momento não posso simplesmente arrancar tudo de dentro do carro e deixar só um banco fixo privando o resto da familia de andar num carro que é todo memoria viva, e com um motor parado esperando pelos devidos cuidados, posso esperar até o Felipão ter em mãos o ferramental necessario pra gente planejar coisas maiores!

Até lá vou dando um jeito de deixar as coisas mais interessantes também a bordo do G3 1.0 16V, um modelo da série especial Fun.. no fim das contas um carro relativamente comum mas com uns diferenciais que o destacam levemente no mar de Volks prata por ai. Carro da familia... em breve pretendo providenciar um jogo de Red Coil, trocar esse engate ai por um tow hook que já foi comprado via eBay mas não chega nunca, e dar uma escurecidinha nas rodas originais, coisa que vou providenciar nos proximos dias. Ah, e não existe a menor possibilidade de um dia remover os colantes da familia feliz ali da tampa do porta malas ;D


Espero que entendam o porque do 'Respect Your Elders': Tem toda uma historia por tras desses carros, e sempre que planejo alguma coisa, não planejo pensando apenas em mim.. Um projeto dois-em-um, que podia muito bem ser tres-em-um, quatro-em-um.. um dia conto mais a respeito  pra voces!

Thiago Marinelli

3 comentários: