19 de dez. de 2011

[Mundo Afora] - Peugeot 106 Rallye Clubsport


Um Peugeot 106 pra reforçar a máxima de que menos é mais, afinal de contas nem só de motor canhão se faz um carro com muita atitude!



Esse 106 Rallye Clubsport é da Nova Zelândia, e já nasceu com um propósito nobre, visto que foi integrante de uma categoria monomarcas na decada de 90. Como se já não bastasse, disputou as 24 Horas de Nur em 2002, terminando em terceiro na sua classe!


O DNA racing se manifesta no conjunto mecânico, todo Peugeot Sport: começando com a suspensão dianteira dos Peugeots do grupo N, traseira também dos Pugs de pista com amortecedores Bilstein, pneus semi slick Dunlop, freios Brembo/Feroddo... Tudo isso empurrado pelo motor 1.3 8 valvulas da; advinhem; Peugeot Sport, com aproximadamente 100 hps. O Pug é extremamente leve, quem conhece a fama dos 106 sabe o quanto o carrinho é agil, e para aproveitar ainda mais essa caracteristica foi adotado ao conjunto um cambio de dentes retos ou 'Dog Boxed' como os gringos se referem, pesquisando por ai entendi mais ou menos o seu funcionamento então não vou me arriscar a dar uns pitacos mais tecnicos aqui, pra quem destrinxa no ingles esse site explica muito bem: http://www.carbibles.com/transmission_bible.html. Soma-se ao powertrain um diferencial blocado e voilá, temos um pequeno monstrinho a solta por ai!


Como bom carro de pista, no interior encontra-se apenas os tubos da gaiola passando pra todo lado e dois bancos Race Pro. Piloto no lado direito, navegador no lado esquerdo.. e o 106 pronto para as competiçoes com os dois a bordo ainda é mais leve do que a grande maioria de seus rivais ainda sem os tripulantes! Calçado nas redondas de ferro também Peugeot Sport, deixa pra trás além da concorrencia muita admiração de quem sabe reconhecer o valor das boas coisas.

Track To Street

Thiago Marinelli

Um comentário: